sexta-feira, setembro 29, 2006

7º ECA

No passado mês de Setembro, mais exactamente nos 20 e 21, realizou-se mais um encontro nacional de comunicação autárquica, que desta vez se realizou no Alentejo litoral – Santiago do Cacém.
Como encontro de comunicação autárquica, muitas forma as câmaras municipais que enviaram os seus representantes dos gabinetes de comunicação, acessores de imprensa, etc., para estarem presentes. Participaram ainda no encontro estudantes de comunicação, docentes, jornalistas, etc.
O mote para este encontro era «30 anos de poder local democrático - o papel da comunicação».
No primeiro dia, um único painel em discussão esclarecia os presentes de como é que o discurso político nos media pode transformar a actividade autárquica em notícia. Uma moderadora - Judite de Sousa, jornalista RTP - e oradores de peso - João Céu e Silva - jornalista do Diário de Notícias, etc., deram as suas ideias e testemunhos. Falou-se no facto de nos jornais nacionais generalistas existir pouca preocupação com as notícias locais e que a comunicação regional deveria personalizar mais a informação, trabalhá-la, para torná-la mais atraente.
Este foi ainda o dia em que foi proporcionado aos participantes uma tarde de lazer que muito contribuiu para o travar de conhecimentos e troca de experiências, pois a visita ao Badoca Safari Park e à reserva Natural de Santo André foi muito atractiva. Estava ainda programada a visita às ruínas de Miróbriga, mas o tempo escasso não o permitiu.
Para a noite, estava reservada "a cereja em cima do bolo", um jantar no Hotel Villa Park com a presença do orador convidado Marcelo Rebelo de Sousa que nos falou da progressão destes 30 anos do poder local e do papel comunicacional das autarquias.
Para o segundo dia do encontro, estavam reservados quatro painéis em discussão. Falou-se então sobre as novas tecnologias ao serviço da comunicação autárquica, onde esteve presente, entre outros, André Rodrigues, director da TVNet; falou-se dos novos caminhos para a comunicação autárquica onde um dos oradores era Eduardo Camilo da Universidade da Beira Interior; explicou-se ainda como medir o grau de satisfação autárquica através de estudos de marketing e por fim, alguns profissionais da comunicação falaram do que esperam do futuro relativamente ao tema do encontro.
Saliento ainda o aspecto que foi levantado entre o público sobre o facto de não existir nos cursos de comunicação uma cadeira especialmente direccionada para a comunicação autárquica.
Este encontro foi o mais participado de sempre reunindo 52 municipios de todo o país.
O próximo encontro realizar-se-á já no próximo ano, desta vez no Algarve, na cidade de Portimão; contudo, este foi um encontro que fica já na história desta iniciativa pela organização fantástica que a envolveu, apreciada e congratulada por todos. Foi realmente 5*****, em termos de infra-estruturas, buffet, sinalização, identificação do evento em todos os pormenores, qualidade dos convidados, etc. Difícil de superar.

1 Comments:

At 12:59 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

A TVNET esta online em www.tvnet.pt
Visita.a!

 

Enviar um comentário

<< Home