terça-feira, março 28, 2006

O fenómeno MoBlog


É o mais recente fenómeno, no não menos recente mundo dos Blogues... o MoBlog!
O MoBlog é muito semelhante a um Fotoblog mas com uma pequena diferença. As imagens inseridas no Blog são enviadas através do nosso telemóvel.
Isto representa, sem dúvida, o facto de que as novas tecnologias se complementam cada vez mais, para tentar também cada vez mais facilitar-nos a vida, tornando tudo mais rápido. O telemóvel aliado ao computador faz com que o termo «multimédia» chegue ao seu expoente.
Deste modo, um MoBlog representa a conjunção das palavras «mobile» (móvel) e «weblog» (ou Blog).
Permite a publicação de sucessivos registos (textos e/ou imagens, áudio e/ou video) na Internet feita através de um dispositivo portátil como um telemóvel ou um PDA. Assim, não é necessário um ponto fixo de conexão com a Internet. O autor do Blog fica livre para realizar publicações a qualquer hora e em qualquer lugar.

Cada vez mais pessoas estão a aderir a este novo processo de publicação on-line em tudo, devido à propagação em massa de telemóveis com câmara fotográfica. Um dos grandes exemplos é o Brasil onde a operadora de telemóveis VIVO, lançou o «Vivo Moblog» que possibilita a todos os que aderirem, criem um Moblog automaticamente, sem nenhuma necessidade de conhecimento técnico. A operadora Oi também possui um serviço semelhante, chamado «Oi Blog». Existe ainda o Xanco, um Moblog internacional e muito fácil de usar. Na Europa, podemos visitar e registar-nos no Moblog britânico –
http://www.mobloguk.uk/ e até mesmo em Portugal em http://www.moblog.publico.pt/ que explica como podemos participar («Para nos fazer chegar as suas fotos deve enviá-las para o endereço de e-mail neve2006@publico.pt. Pode fazer o envio directamente através do seu telemóvel.») e ainda são garantidos direitos de autor de publicação das fotos.

Para explorar a versatilidade desta nova ferramenta para criação de conteúdo, foi criado o projecto «Revolucaum dos DDOS», onde criadores de Moblogs procuram conteúdos interessantes nas ruas e enviam para os seus Moblogs pessoais. Estes dividem-se em assuntos diferentes como Moda, Desporto, Cultura, Tecnologia, Vida Nocturna, etc.
Além disso, muitas destas páginas explicam o que é um Moblog e como o utilizar além de referirem os direitos de privacidade dos autores como algo muito importante. Pessoalmente penso que é uma forma de nos facilitar a publicação de posts tornando-os sempre e muito mais actualizados. Contudo, em Portugal será um serviço que ainda levará o seu tempo a desenvolver tal como com os blogs normais que estão agora a proliferar à velocidade da luz. Até porque a utilização da Internet nos telemóveis ainda não está muito difundida no nosso país talvez devido ao preços ainda muito altos.